segunda-feira, 28 de setembro de 2009

DIA DO RÁDIO!

CABINE DE RÁDIO
ESTÁDIO DR. HERMÍNIO OMETTO
ARARAS/SP

Acabo de ler no BLOG DO JOTA, do meu amigo Jota Junior, que, dispensa qualquer apresentação, em razão de sua carreira cheia de sucessos no meio da mídia esportiva, que, hoje é o DIA DO RÁDIO.

Desde criança, quando jogava botão sozinho e narrava os meus jogos, sempre fui "apaixonado pela latinha", quando ouvia os jogos do XV pela Difusora e outras Rádios da "minha " Piracicaba(como diria o barbarense Ary Pedroso, um dos expoentes da época). Dentre os nomes da "radiofonia caipiracicabana", lembro de alguns: Ulisses Michey (que, tive o prazer de conhecer "ao vivo" recentemente nas ruas de Pira), Nadyr Roberto e sua Equipe Verdade(com quem tive o prazer de trabalhar algumas vezes, pela Nova Sumaré-AM 540 Khz), Rubens Oliveira Bisson (comentarista dos bons), Garcia Netto(comentarista polêmico, que, nos deixou em um acidente automobilístico, quando voltava de uma jornada), Carlos Eduardo Gaiad, um primo que sempre me serviu como referência, que, era possível para os mortais ser radialista... e eu tinha esperanças. Da mesma forma, meu tio Geraldo Nunes com quem morei alguns anos e também via trabalhando para algumas rádios... como colaborador, uma vez que, era jornalista especializado na imprensa escrita.

Depois dessa fase, curti parte de minha juventude e "tempo de solteiro" na Capital Paulista, onde podia sintonizar as grandes rádios de São Paulo, Tupi, Bandeirantes, Globo, Eldorado e evidentemente a inigualável Jovem Pan a maior e melhor rádio de todos os tempos(na minha modesta opinião)... onde pude ter a honra de ouvir o maior de todos Osmar "Garotinho" Santos na famosa quebra do tabú corinthiano de 1977, quando Milton Neves ainda era o "Muzamba" do Show de Rádio, dos gênios: Nelson(Tatá) Alexandre e Estevam Burroughs Sangirardi(não tenho certeza da grafia, que, me perdoem se estiver errado...).

Finalmente, "virei radialista" quando em 1996 Jairo Camargo Neves me deu uma oportunidade na Equipe de Mauro Aguiar, na Rádio Azul Celeste. Nessa época, pude conviver com alguns personagens radiofônicos da "nossa" Americana. Meu ex-amigo Ricardo Veronese(foi ele quem quiz assim...), João Humberto Biazin, José Alberto Fuminho, Rogério Assis, Jean Ricardo, Éder Henrique, Jota Lima, Roger Willians, Marcelo Hartmann, Luís Nunes, Gustavo Antoniassi, Toni Oliveira, José Carlos Naves, Ariel Ferreira, Maurício Vargas, José Flávio Scavassa, Keller Stocco, Silvio Gothardi(o melhor e mais calmo técnico com quem já trabalhei)entre outros. Passei pelas duas AM: Azul Celeste e Notícia, sempre tendo como referência o sucesso de Antonio Edson e Jota Júnior, inquestionavelmente os dois maiores expoentes do rádio americanense. Depois disso uma rápida passagem pela Nova Sumaré, nos últimos trabalhos do já citado neste texto, o "bombástico" e folclórico Nadyr Roberto.

Atualmente, na Difusora de Piracicaba, uma rádio com 76 anos de tradição, tenho a exata noção da importância do rádio na história da humanidade. Informando, sendo a "companhia" que muitos, mesmo no exercício de suas profissões, podem estar ligados, sempre... não atrapalha, pelo contrário, ajuda sempre com as informações mágicas e precisas dos bons profissionais. Exercendo atualmente a função de comentarista na equipe comandada pelo "menino" (competentíssimo) Éder Henrique, onde temos ainda a experiência e competência de Gerson Mendes na narração, Vladimir Catarino nas reportages, Toni Costa(grata revelação do rádio piracicabano) e teve em um passado recente, o ex-repórter, hoje internacional, Rodolfo Morsoletto, além de uma equipe técnica de uma competência incrível, com João Panosso e Emerson Anhão, sinto-me orgulhoso, pois, consegui... faço parte do rádio!

Portanto, viva o RÁDIO!!!

Essa verdadeira paixão, para quem curte sua história!

Forte abraço à todos os radialistas, nesta data comemorativa!!!

PAULOFILÉ


Nenhum comentário: