segunda-feira, 28 de setembro de 2009

DIA DO RÁDIO!

CABINE DE RÁDIO
ESTÁDIO DR. HERMÍNIO OMETTO
ARARAS/SP

Acabo de ler no BLOG DO JOTA, do meu amigo Jota Junior, que, dispensa qualquer apresentação, em razão de sua carreira cheia de sucessos no meio da mídia esportiva, que, hoje é o DIA DO RÁDIO.

Desde criança, quando jogava botão sozinho e narrava os meus jogos, sempre fui "apaixonado pela latinha", quando ouvia os jogos do XV pela Difusora e outras Rádios da "minha " Piracicaba(como diria o barbarense Ary Pedroso, um dos expoentes da época). Dentre os nomes da "radiofonia caipiracicabana", lembro de alguns: Ulisses Michey (que, tive o prazer de conhecer "ao vivo" recentemente nas ruas de Pira), Nadyr Roberto e sua Equipe Verdade(com quem tive o prazer de trabalhar algumas vezes, pela Nova Sumaré-AM 540 Khz), Rubens Oliveira Bisson (comentarista dos bons), Garcia Netto(comentarista polêmico, que, nos deixou em um acidente automobilístico, quando voltava de uma jornada), Carlos Eduardo Gaiad, um primo que sempre me serviu como referência, que, era possível para os mortais ser radialista... e eu tinha esperanças. Da mesma forma, meu tio Geraldo Nunes com quem morei alguns anos e também via trabalhando para algumas rádios... como colaborador, uma vez que, era jornalista especializado na imprensa escrita.

Depois dessa fase, curti parte de minha juventude e "tempo de solteiro" na Capital Paulista, onde podia sintonizar as grandes rádios de São Paulo, Tupi, Bandeirantes, Globo, Eldorado e evidentemente a inigualável Jovem Pan a maior e melhor rádio de todos os tempos(na minha modesta opinião)... onde pude ter a honra de ouvir o maior de todos Osmar "Garotinho" Santos na famosa quebra do tabú corinthiano de 1977, quando Milton Neves ainda era o "Muzamba" do Show de Rádio, dos gênios: Nelson(Tatá) Alexandre e Estevam Burroughs Sangirardi(não tenho certeza da grafia, que, me perdoem se estiver errado...).

Finalmente, "virei radialista" quando em 1996 Jairo Camargo Neves me deu uma oportunidade na Equipe de Mauro Aguiar, na Rádio Azul Celeste. Nessa época, pude conviver com alguns personagens radiofônicos da "nossa" Americana. Meu ex-amigo Ricardo Veronese(foi ele quem quiz assim...), João Humberto Biazin, José Alberto Fuminho, Rogério Assis, Jean Ricardo, Éder Henrique, Jota Lima, Roger Willians, Marcelo Hartmann, Luís Nunes, Gustavo Antoniassi, Toni Oliveira, José Carlos Naves, Ariel Ferreira, Maurício Vargas, José Flávio Scavassa, Keller Stocco, Silvio Gothardi(o melhor e mais calmo técnico com quem já trabalhei)entre outros. Passei pelas duas AM: Azul Celeste e Notícia, sempre tendo como referência o sucesso de Antonio Edson e Jota Júnior, inquestionavelmente os dois maiores expoentes do rádio americanense. Depois disso uma rápida passagem pela Nova Sumaré, nos últimos trabalhos do já citado neste texto, o "bombástico" e folclórico Nadyr Roberto.

Atualmente, na Difusora de Piracicaba, uma rádio com 76 anos de tradição, tenho a exata noção da importância do rádio na história da humanidade. Informando, sendo a "companhia" que muitos, mesmo no exercício de suas profissões, podem estar ligados, sempre... não atrapalha, pelo contrário, ajuda sempre com as informações mágicas e precisas dos bons profissionais. Exercendo atualmente a função de comentarista na equipe comandada pelo "menino" (competentíssimo) Éder Henrique, onde temos ainda a experiência e competência de Gerson Mendes na narração, Vladimir Catarino nas reportages, Toni Costa(grata revelação do rádio piracicabano) e teve em um passado recente, o ex-repórter, hoje internacional, Rodolfo Morsoletto, além de uma equipe técnica de uma competência incrível, com João Panosso e Emerson Anhão, sinto-me orgulhoso, pois, consegui... faço parte do rádio!

Portanto, viva o RÁDIO!!!

Essa verdadeira paixão, para quem curte sua história!

Forte abraço à todos os radialistas, nesta data comemorativa!!!

PAULOFILÉ


COPA PAULISTA - GRUPOS DEFINIDOS(FICOU "GENTE GRANDE" PELO CAMINHO...)

Quem continua na competição laboratório, mas,
passaporte para a Copa do Brasil!

Grupo 5
Sertãozinho
XV de Piracicaba
Atlético Sorocaba
Grêmio Osasco

Grupo 6
Botafogo
Ituano
São Bernardo
Ferroviária

Grupo 7
Paulista
Pão de Açúcar
Rio Preto
Mogi Mirim


Grupo 8
Juventus
Linense
Itapirense
Votoraty

Algumas ausências imperdoáveis:
No grupo 01: Noroeste(5°) e América(8°), no grupo 02: Comercial (5°), União São João (6°) e Francana(8°), no grupo 03: Rio Branco de Americana(5°) e União Barbarense(8°) e no grupo 04: Portuguesa Santista(5°) e São José(7°). Na nossa região apenas o XV de Piracicaba se classificou...
Sem desmerecer os classificados, é importante frizar que a maioria dessas equipes desdenharam a competição (não fiz referência à Ponte Preta por utilizar a equipe B, apenas com o objetivo de revelar novos talentos). Acontece que agora, ficarão à mercê de meros amistosos, jogos treinos, excursões(aliás, um recurso pouco explorado pelos pouco criativos dirigentes de futebol) e o treino, que, segundo os especialistas valem pouco para o jogo, dentro da máxima: "treino é treino, jogo é jogo!"... eu particularmente acho que o "jogo é consequência do treino... ", acredito ser mais inteligente analisarmos assim o trabalho dos profissionais da bola.
Como compensação, algumas rádios ficam sem ter o que fazer, aquelas que são exclusivistas na fofoqueiragem dos clubes de futebol de suas cidades. Quem é profissional e trabalha sério, não terá problemas, porém, alguns entram em férias juntos com os respectivos times de futebol profissional de suas cidades. Se esquecem que os clubes de verdade tem muito mais à noticiar do que o mero desempenho do seu time de futebol profissional. Mas, isto é o que interessa na opinião de alguns... então, boas férias "papagaios" da imprensa desqualificada! "Pateta", "Hortelino Troca Letras" e outros por aí...
Forte abraço !!!
PAULOFILÉ

domingo, 20 de setembro de 2009

COPA PAULISTA

No grupo 2 o XV de Piracicaba "carimbou seu passaporte", mesmo com o empate em casa, frente ao Itapirense. No grupo 3, o Rio Branco consegue CALAR A BÔCA de "uma meia dúzia" de "PHD´s em boleiragem"(leia-se:PARTE DA IMPRENSA DE AMERICANA) e arranca importante vitória frente ao Campinas, fora de casa no simpático, mas, muito mal cuidado CERECAMP(Campinas/SP). Aliás, Edmar e os demais diretores do mais novo clube campineiro merecem um pouco mais de respeito, principalmente da imprensa local, que, sequer comparece aos jogos. Com a vitória(gols de Cristiano e Romarinho-um golaço) o Tigre de Americana depende apenas de si, ou seja, uma vitória frente ao Atlético de Sorocaba o qualifica para a próxima fase. Confira os resultados desta rodada e os jogos finais da 1ª fase, no próximo final de semana, todos no magnífico horário das 11:00 h, mais uma idiotíce que só cabe na cabeça dos dirigentes da Federação Paulista de Futebol... que, certamente nunca jogaram nem uma "pelada" de praia, em razão de tamanha falta de sensibilidade, horário de almoço não é hora de jogar bola(...é o que dizemos para as crianças!).
A 14ª RODADA: 27/09

Rio Branco x Atlético Sorocaba
Ituano x União Barbarense
Paulista x Campinas
Ponte Preta x Votoraty
Itapirense x Comercial
Botafogo x Francana
União São João x XV de Piracicaba
Mogi Mirim x Batatais

Os grupos 2 e 3 são os mais embolados, consequentemente os mais interessantes, confira a classificação nos quatro grupos:

Grupo 1

1 Sertãozinho 29– Classificado
2 Linense 27– Classificado
3 Rio Preto 22– Classificado
4 Ferroviária 21
5 Noroeste 18
6 Catanduvense 12
7 América 10
8 Mirassol 9

Grupo 2

1 XV de Piracicaba 21 – Classificado
2 Mogi Mirim 20
3 Comercial 20
4 Botafogo 19
5 Itapirense 18
6 União São João 16
7 Batatais 14
8 Francana 14

Grupo 3

1 Paulista 24– Classificado
2 Atlético Sorocaba 21
3 Ituano 21
4 Votoraty 21
5 Rio Branco 19
6 Ponte Preta 12
7 Campinas 12
8 União Barbarense 9

Grupo 4
1 Juventus 28– Classificado
2 Pão de Açúcar 24– Classificado
3 São Bernardo 23– Classificado
4 Grêmio Osasco 16
5 Portuguesa Santista 16
6 Palmeiras B 15
7 São José 11
8 Flamengo 9

Ficamos por conta da semana e do próximo final de semana... até lá!

Com DEUS no comando, sempre!!!

Forte abraço

PAULOFILÉ



sábado, 19 de setembro de 2009

COPA PAULISTA - FINAL DE SEMANA DECISIVO...

Jogos da penúltima rodada da 1ª Fase:
Ontem, 0 XV de Piracicaba deu "uma tropeçada" em casa e empatou com o Itapirense em 1 gol, nada preocupante por conta do bom início nesta fase, ainda tinha esta última "gordurinha" para queimar. Outros jogos importantes em todos os grupos acontecerão neste final de semana, na segunda feira, praticamente estarão definidos os participantes da próxima fase.
Sábado
15 horas
Palmeiras B x Juventus
16 horas
União Barbarense x Ponte Preta
Comercial x Botafogo
19 horas
Atlético Sorocaba x Ituano
Domingo
10 horas
Pão de Açúcar x São Bernardo
Linense x Mirassol
Batatais x União São João
11 horas
Campinas x Rio Branco
Votoraty x Paulista
Portuguesa Santista x Flamengo
Grêmio Osasco x São José
Ferroviária x Noroeste
Francana x Mogi Mirim
Catanduvense x Sertãozinho
Rio Preto x América
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO:

Grupo 02
1 XV de Piracicaba 21
2 Comercial 19
3 Botafogo 18
4 Itapirense 18
5 Mogi Mirim 17
6 Batatais 14
7 Francana 14
8 União São João 13

Grupo 3

1 Paulista 23
2 Atlético Sorocaba 21
3 Votoraty 20
4 Ituano 18
5 Rio Branco 16
6 Ponte Preta 12
7 Campinas 12
8 União Barbarense 6

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

AMIGOS DA PESADA!!!


Enquanto isso no Mercadão de Americana...
Os amigos Keller, Butcha e Norberto, posam para foto histórica. Mais de 500 Kilos de amizade entre eles e com muita gente, inclusive este blogueiro... em razão da grande simpatia dos "meninos".
Se um dia eu escrever um livro, haverá um capítulo dedicado ao Mercadão de Americana e os três personagens certamente serão protagonistas de parte dos relatos. Forte abraço aos amigos. Ah, a conversa, é claro, sobre comida!!! Com cert... quero dizer cerveja!!!
Valeu moçada!
PAULOFILÉ


quinta-feira, 17 de setembro de 2009

COPA PAULISTA - RETA FINAL (1ª FASE)

Quem pode mais...

Confira a situação do seu time no G2 e G3:
13ª RODADA

18/09 - 20:00 XV de Piracicaba x Itapirense
19/09 - 16:00 União Barbarense x Ponte Preta
19/09 - 16:00 Comercial x Botafogo
19/09 - 19:00 Atlético Sorocaba x Ituano
20/09 - 10:00 Batatais x União São João
20/09 - 11:00 Campinas x Rio Branco
20/09 - 11:00 Votoraty x Paulista
20/09 - 11:00 Francana x Mogi Mirim

14ª RODADA

27/09 - 11:00 Rio Branco x Atlético Sorocaba
27/09 - 11:00 Ituano x União Barbarense
27/09 - 11:00 Paulista x Campinas
27/09 - 11:00 Ponte Preta x Votoraty
27/09 - 11:00 Itapirense x Comercial
27/09 - 11:00 Botafogo x Francana
27/09 - 11:00 União São João x XV de Piracicaba
27/09 - 11:00 Mogi Mirim x Batatais

CLASSIFICAÇÃO
Grupo 02
1 XV de Piracicaba 20
2 Comercial 19
3 Botafogo 18
4 Itapirense 17
5 Mogi Mirim 17
6 Batatais 14
7 Francana 14
8 União São João 13

Grupo 3
1 Paulista 23
2 Atlético Sorocaba 21
3 Votoraty 20
4 Ituano 18
5 Rio Branco 16
6 Ponte Preta 12
7 Campinas 12
8 União Barbarense 6
Agora é só torcer...boa sorte!!!

domingo, 6 de setembro de 2009

COPA PAULISTA - OS NÚMEROS...

Grupo 01
CLUBE PG JG VI EM DE GP GC SG %A
1 Sertãozinho 22 10 7 1 2 18 4 14 73,3
2 Linense 22 10 7 1 2 19 11 8 73,3
3 Ferroviária 19 10 6 1 3 12 9 3 63,3
4 Rio Preto 16 10 5 1 4 13 11 2 53,3
5 Noroeste 13 10 4 1 5 13 12 1 43,3
6 América 10 10 3 1 6 14 23 -9 33,3
7 Mirassol 8 10 2 2 6 10 18 -8 26,7
8 Catanduvense 6 10 2 0 8 10 21 -11 20,0

Grupo 02
CLUBE PG JG VI EM DE GP GC SG %A
1 XV de Piracicaba 19 10 6 1 3 11 6 5 63,3
2 Mogi Mirim 15 10 4 3 3 14 11 3 50,0
3 Comercial 15 10 4 3 3 8 8 0 50,0
4 Batatais 14 10 4 2 4 11 12 -1 46,7
5 Itapirense 14 10 4 2 4 10 11 -1 46,7
6 Botafogo 12 10 3 3 4 13 13 0 40,0
7 Francana 11 10 3 2 5 5 10 -5 36,7
8 União São João 10 10 2 4 4 12 13 -1 33,3

Grupo 03
CLUBE PG JG VI EM DE GP GC SG %A
1 Paulista 21 10 6 3 1 15 11 4 70,0
2 Atlético Sorocaba 20 9 6 2 1 19 3 16 74,1
3 Votoraty 14 9 4 2 3 14 16 -2 51,9
4 Ituano 14 10 4 2 4 10 12 -2 46,7
5 Rio Branco 12 10 2 6 2 12 12 0 40,0
6 Campinas 11 10 2 5 3 12 16 -4 36,7
7 Ponte Preta 10 10 3 1 6 13 16 -3 33,3
8 União Barbarense 3 10 0 3 7 10 19 -9 10,0

Grupo 04
CLUBE PG J V E D GP GC SG %A
1 Juventus 23 10 7 2 1 12 5 7 76,7
2 São Bernardo 19 10 6 1 3 16 10 6 63,3
3 Pão de Açúcar 17 10 5 2 3 13 10 3 56,7
4 Grêmio Osasco 12 10 3 3 4 9 9 0 40,0
5 Portuguesa Santista 12 10 3 3 4 9 13 -4 40,0
6 Palmeiras B 11 10 2 5 3 9 11 -2 36,7
7 Flamengo 8 10 2 2 6 12 16 -4 26,7
8 São José 8 10 2 2 6 7 13 -6 26,7

COPA PAULISTA - "UMA CAIXINHA DE SURPRESAS"

QUANTO MAIS VIVO,
MAIS ME SURPREENDE
ESSE IMPREVISÍVEL FUTEBOL!
A instabilidade é a grande tônica das competições não tradicionais, como esta Copa Paulista, que, alguns chamam de "Copinha" porque é usada como laboratório para o estadual do ano seguinte. Outros insistem na tese de que é importante a disputa, pela vaga à Copa do Brasil ao campeão(ao vice "uma lata de esterco"), o "prêmio" normalmente se reduz a um ou dois jogos("sonho ou pesadelo de verão")dependendo de quem avalia, em que momento e qual o real objetivo(repercussão nacional, "vitrine" de jogadores, etc). Por conta desta incerteza do "vale quanto pesa", os times são montados "acima dos joelhos" dos diretores (amadores por excelência) do futebol deste Brasil...que conta com uma técnica tão apurada dentro do campo, uma evolução enorme no banco de reservas com bons técnicos sendo "produzidos", porém, com uma administração pífia na maioria dos clubes ("grandes ou pequenos", considerando-se as raras excessões, que, começam a fazer história e destacar-se em suas equipes).
O público reage naturalmente, ou seja, quando o time está bem, nas cidades que o torcedor tem o hábito em ir ao estádio, temos bom número de espectadores. Quando está mal... estádios vazios. Até aí normal.
A FPF deveria ajudar mais a divulgação desta competição, bem como, incentivar os clubes à cobrar ingressos simbolicamente (R$ 1,00 ou R$ 2,00) e até aceitar alimento não perecível como parte do ingresso, com o objetivo único e óbvio de "incentivar" aos jogadores o trabalho. Quem gosta de jogar para "NINGUÉM" ver? Ora, se 200 torcedores geram uma renda ridícula de R$ 4.000,00 ou R$ 2.000,00 no caso de promoções à R$ 10,00, porque não colocarmos 10, 15 ou 20 mil pessoas no estádio, com uma renda em torno de 15 a 20 mil. Como? É só fazer as contas e pensar... à quem interessa um estádio vazio? Só se for para as emissoras de TV... que, podem ter seu público, sem o prejuízo algum, em razão do grande número de pessoas que acompanham futebol (... e outros esportes) de sua própria casa, pelos sistemas convencionais e à cabo, com os requintes da digitalização eletrônica.
Portanto, cremos que enquanto não houver uma valorização desta competição... os clubes mais tradicionais, que, estão na elite ou 2ª Divisão do Paulista, continuarão colocando os times B(Ponte Preta, Ituano, Paulista, etc...) ou fazendo apenas laboratório... montando times para não ficar um semestre parado...(situação também inviável e insustentável), continuaremos visitando estádios com gramados horríveis, vestiários sujos, gente desanimada trabalhando, más condiçções de trabalho à imprensa, enfim a Copa precisa de "um banho de loja" de marketing, para virar uma competição de respeito!!! Acho que é mais ou menos isto...
PAULOFILÉ