segunda-feira, 14 de março de 2011

DOMINGANDO...A-1, A-2 E A-3.

No Estado de São Paulo, maior centro revelador de jogadores de futebol no mundo, os regionais começam a chegar em final de fase classificatória, quando serão definidas as equipes que passam à próxima etapa da competição.
Continuamos presenciando os mesmos erros grotescos de arbitragens, por absoluta deficiência técnica, ignorância de quem está fazendo... ou que não é competente para fazer, e, isto é tão grave quanto à desonestidade de eventual favorecimento para este ou aquele, com algum interesse. Vale para todas as divisões, com a ressalva de que entendemos inclusive o esforço da FPF, Cel. Marinho, etc. Porém, urgentes medidas devem ser tomadas em relação ao serviço. Por ex: implantação de escolas de arbitragem para adolescentes (à exemplo do que temos com modalidades esportivas), para que se possa fazer da arbitragem uma profissão e não um bico ou válvula de escape do recalque de não ter conseguido jogar bola. A própia FPF, quando divulga o perfil do árbitro, coloca um " - ", quando o cidadão é "SÓ" árbitro, ora, valorizemos os profissionais... o que se define não é reconhecido... não entendo.
Abaixo um panorama geral dos "pegas e rachas":
A-1 - A ELITE:

O Mirassol despencou, na tabela e ontem frente ao Timão em seu acanhado, porém, acolhedor estádio, a FPF delira com o "desempenho" dos grandes, mantendo-se na ponta da tabela, garantindo presença de público nas próximas fases.  Futebol é grana e como tal... casa cheia é o que importa, o espetáculo? Ora, este que se dane, por isto o comentário acima, sobre arbitragem. Pois, com uma ação apenas, o que deveria ser o mediador do jogo, vira o estopim de uma bomba gigante.
Como já abordado, o "quarteto de ferro" lidera tudo com o alegre futebol do São Paulo (ôpa! ... foi sem querer!) na ponta dos números por "milímetros de mercúrio"...
Destaques:
  • Com a volta do Ganso o Neymar vai aparecer ainda mais... chegou o garçom...enquanto o "seo" Muricy não vem. Assim caminha o Peixe... um olho no Paulistão, outro na Libertadores e outro (ôpa) no Brasileirão... "Peixe de Três Olhos"... deve enxergar longe!
  • As superações no Timão dão conta que o Tite vai ficando com a "cara" do clube paulista, apesar de sua teimosia em alguns pontos... porém, foi feliz nas apostas em aprovar Liedson e Willian, prinpalmente o garoto,  que, garantiu a "virada" em Mirassol, no mais velho estilo alvinegro.
  • Lucas a grande sensação tricolor, tem ótimas companhias: William José, Casemiro, Rodolpho e até o "vovô" Dagoberto resolveu resolver...
  • O Palmeiras de Felipão dispensa muitos comentários, até porque o próprio comandande é assim, cheio de cocoetes nas entrevistas, não raras vezes o "paizão" responde com mímica as (mesmas e mesmas...) perguntas dos ilustres jornalistas, catedráticos em vestiários.
  • No mais... ora meros coadjuvantes... por mais que se esforcem!
A-2 - O PURGATÓRIO:

Como eu sempre digo, aqui o pega é muito diferente, primeiro porque não interessa tanto quem vá se classificar, são apenas quatro de cada grupo, que, passam à próxima fase, um ou outro leva melhor público ou interessa mais politicamente e por aí vai...

O grupo 1, o Catanduva vai se mantendo na ponta... seguido de muitos iguais... todos embolados e correndo atrás de uma vaga no G4, para ir à próxima fase.

O grupo 2 é o que nos interessa mais...balanço da região:

- Guarani: Respira mais tranquilo depois da vitória frente ao Rio Branco de Americana. Deve classificar, subir... bem aí precisa decidir o que quer da vida... A-1 no Estadual ou Copa do Brasil (lêia-se "Sonho de uma noite de verão" para os times de porte do Guarani... chegam muito raramente!). Ah, sei já foi Campeão Brasileiro sei lá eu quando... OK, eu também corria 100 m em 11 s, nos meus tempos de ginásio, com 14/15 anos... hoje.. nem sei se chego ao centésimo metro, portanto, vale o agora e "só se cair no pano" lembra do tiro ao alvo de parque (... aqueles bem simples do interiorzão!), pois é, futebol é assim... também. Só que a gente fala que o que vale "é bola na rede"! ... e isto não tem acontecido em prol do Guarani ultimamente... ontem, fez a obrigação, vencendo o Rio Branco em casa.
- Red Bull: Muita confusão e pouca produção. Esta deve ser a tônica da "cobrança" dos invetidores no RBB, do meu amigo Giovanne Martinelli. Sinal amarelo... chances mínimas de classificação. Novamente a arbitragem estragou um jogo de futebol...

- União Agrícola Barbarense:  Sinal vermelho, parece que o Leão está com vontade de fazer companhia ao Tigre? Aonde um vai o outro vai atrás... no proximo final de semana tem difícil compromisso com o XV, que, ainda precisa de um ponto para se classificar, em casa(?) ou não... dependendo do julgamento de hoje.
A situação começa a ficar muito complicada, não pelo que passou, mas, pelo que virá...
- Rio Branco E. C.: O último colocado do Grupo 2 parece não encontrar forças para reagir, mesmo com sua centenária história como alicerce, o Tigre fica por um milagre na A-2. Que coisa! Parabéns aos responsáveis (?) pela proeza... vc não merce isto Rio Branco! 8 pontos em 45 disputados, não... esta não é a sua história... tem coisa errada aí!

- E . C. XV de Novembro de Piracicaba: O Nhô Quim está embalado, foi até Sorocaba e só não venceu o Atlético por conta da desastrosa arbitragem do "vendedor" (está no site da FPF) Thiago Luis Scarascati. PÉSSIMO! Caseiro, sem condução de jogo, faltou no dia da regra 12, deixou o Paulo Roberto dar as ordens no Walter Ribeiro. Para complementar sobre a arbitragem: Ricardo Pavanelli Lanutto, faltou no dia da regra 11, não menos PÉSSIMO... Mas, falando sobre o 1 x 1, o time do Moisés mostra muita regularidade de desempenho, apesar da constante alteração no "onze" em razão das contusões e cartões. Realizou ontem o último compromisso direto com os concorrentes à uma das quatro vagas da próxima fase e terá agora três "amistosos de luxo" para consignar um ponto... isto se o RBB conseguir vencer seus três compromissos... senão, já deu... os 30 pts do momento lhe garantem a classificação. Em plena "pré-temporada" para o quadrangular final e decisivo...

A-3 -  O CALVÁRIO DO FUTEBOL:

No lugar onde ninguém merece estar, as coisas vão caminhando ... continua o destaque para o Grêmio Osasco, recém adquirido por um empresário que, investiu sem medo de ser feliz. Contratou Vampeta como técnico, Rogério (ex-Corinthians) para ser o "xerife" e mais uma garotada com muita vontade de vencer na vida... taí, é vice-lider do Grupo 2, o estádio está totalmente reformado e o clima no GEO é diferente do que há algum tempo atrás. Pelas últimas informações, o "grupo" estará recebendo um "reforçinho" do, agora cidadão filantrópico, Ronaldo Nazário... que, estve no Liberatti (segundo informações chegou de helicóptero) e empenhou apoio ao amigo Vampeta!
No mais... parece que o CAP vai subir... ái Jesus!!! Como diria a comunidade lusitana... vem aí a"implosão do Tenente Carriço", para no local a construção de uma arena, com uma estátua da Sabrina Sato na entrada...

E... vamos nós... com DEUS no comando sempre!

Forte abraço e boa semana...

PAULOFILÉ55.

Nenhum comentário: