domingo, 20 de março de 2011

XADREZ - ÊTA JOGUINHO ESQUISITO...


                Quando criança,  lá em Brotas, comprei um livro do Bob Fischer, sensação internacional deste jogo naquela época e  comecei a me interessar pelo assunto. Confesso que no início me distraia bem, para quem não tinha mais nada prá fazer na vida, recém chegado de Piracicaba e por ainda não conhecer muitas pessoas na nova cidade... Porém, eu gostava mesmo era de jogar bola (apesar de minhas limitações técnicas, sempre fui esforçado...), até porque praticar este esporte, o futebol, era muito mais interessante que ficar sentando em frente à um tabuleiro, olhando para um adversário(normalmente do mesmo sexo) por um longo tempo... , jogando bola, além da mente, eu movimentava os músculos, aprimorava minha respiração, evoluía minha destreza como indivíduo, tudo isto instintivamente, enfim, um esporte configura-se como uma atividade física saudável, que, não é o caso do jogo em questão, próprio de ambientes sombrios, silenciosos e cercados de "mistérios" por todos os lados, nas estratégias da contenda...
Assim, cheguei  à conclusão de que o jogo de xadrez não me interessava, por ser algo muito individual, egoísta, uma masturbação mental de quem quer ganhar uma guerrinha tola, de um oponente com as mesmas características e objetivos,  e que, não levará nada à lugar algum... uma estratégia virtual de uma guerrinha “sem vergonha”, em que o objetivo é matar o rei adversário, com a expressão “Xeque Mate!”... que lindo!!!
Aí roubaram meu livro... não sei quem foi, mas, tenho certeza que foi um jogador de xadrez ou alguém se preparando para isto... desta forma o meu desinteresse virou bronca e percebi que ali não era o meu meio... corri prá “boleirada”. Lá eu me sentiria em casa e fiquei...
Sinceramente, nem quando aqueles “super jogadores” de xadrez enfrentam muitos oponentes: 10, 20, 30, etc... de uma só vez (prá provar sei lá o que...) me interesso pelo assunto... coisa de idiota. Senão vejamos: começo comendo os peões (cuidado meu povo...), subo na torre, engano o bispo e após comer a rainha (ôpa!) ainda fico franco atirador para matar o rei e fugir tranquilamente no seu cavalo... no mais lindo estilo “Aiôu Silver!!!”.  Que coisa mais fantástica... tem um “jogadinha” (xeque pastor se não me engano...), que, você “come” o oponente distraído em poucos lances... este o jogo que eu prefiro assistir, rápido como sexo de galo.
Ah, antes que me esqueça tem uma meia dúzia que insiste em dizer que este jogo é esporte, principalmente por que não tem noção da definição do que seja o esporte, ou seja, um complexo de atividades envolvendo:  mente, corpo, interatividade entre pessoas, dentro e fora de sua prática, gerando a expectativa de uma platéia, que, aliás não existe no jogo de xadrez... e só volto a discutir este assunto quando o jogo estiver incluído nos Jogos Olímpicos, com reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional como ESPORTE.
Para finalizar, se o xadrez é esporte... vamos incluir também como tal: o dominó, o baralho, o par ou impar e até a ejaculação à distância, pelo menos isto dá prazer... prá um só, mas, dá!!!
Forte abraço e um bom domingo à todos... ah, não se esqueçam de assistir um emocionante jogo de xadrez ao invés do futebol...
PAULOFILÉ55

Nenhum comentário: